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Mostrando postagens de outubro, 2022

ANÁLISE DA INTERTEXTUALIDADE ENTRE O VÍDEO DA MORTE DO TENÓRIO, REMAKE DA NOVELA PANTANAL, E IMAGEM CRÍTICA SOBRE O CORTE DE VERBAS DO MEC

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    Neste primeiro momento, apresentaremos um quadro analítico expondo como ocorre a intertextualidade proposta entre o vídeo e imagem, se esta ocorre de maneira direta ou indireta, e, em seguida, descreveremos cada uma das referências.         Bazerman (2021) elenca seis categorias de intertextualidade, a saber, citação direta, citação indireta, menção a uma pessoa, comentar ou avaliar uma declaração, uso de frases ou objetos reconhecíveis para se associar a uma pessoa ou a um grupo de pessoas e usar linguagens e formas para estabelecer discussão com outras pessoas. As duas últimas categorias acontecem de modo mais implícito e, em razão disso, o autor situa-as em domínios da interdiscursividade.     Para compressão melhor, a seguir descreveremos a cena do vídeo bem como da imagem. O vídeo retrata a morte do personagem Tenório, do remake produzido pela Rede Globo da novela Pantanal, no ano de 2022, em que vemos uma cena ao entardecer, pr...

INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE

Dois conceitos distintos, tratados em diferentes perspectivas teóricas, mas que se relacionam no que diz respeito a acionar outros textos e discursos. Ambos dependem da memória discursiva do interlocutor, para assim ter o reconhecimento dos textos ou acionar outros discursos, que neste caso são feitos de maneira inconsciente. Cavalcante (2012) aborda o fenômeno da intertextualidade e explica que este termo foi usado a primeira vez por Kristeva (1974), em seus estudos na crítica literária, sendo objeto de discussão também em Genette (1992), que estudou sobre os processos intertextuais no discurso literário, e teve adaptações de propostas em Piègay-Gros (1996). Atualmente, a intertextualidade ganha grande destaque na Linguística Textual.  Cavalcante (2012) aborda a intertextualidade sob ótica de Piègay-Gros (1996), organizando-as em relações por copresença e por derivação. A primeira, divide-se ainda em explícitas, as quais temos as relações por citação e referência, e implícit...

PROPAGANDA PUBLICITÁRIA: UMA ANÁLISE DA METAFUNÇÃO INTERATIVA

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As propagandas são meios utilizados para o convencimento do público acerca de um determinado produto. Nelas, todos os elementos são usados intencionalmente para provocar um efeito no seu leitor. Em razão disso, trouxemos uma propaganda do Mc Donalds para analisarmos sob prisma da Gramática Visual, e reconhecer nela alguns dos aspectos abordados por ela para se atingir a um objetivo: venda/promoção do produto ofertado. E, por essa razão, nosso intuito nesta análise é observar o caminho no qual percorre o produtor desta propaganda na promoção do produto ilustrado. A Gramática de Designer Visual, proposta por Kress e Van Leeuwen (2000, apud FERNANDES; ALMEIDA, 2008), discorre sobre estruturas de representações básicas, que, sob ótica dos autores, se subdividem em metafunções, a saber, representacional, interativa e composicional. A primeira é a metafunção representacional, que descreve os participantes de uma ação. Esta, subdivide-se ainda em metafunção representacional narrativa, que a...

O LETRAMENTO VISUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 6° ANO, DA COLEÇÃO ACERTA BRASIL

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O Letramento Visual surge dentro da perspectiva dos Multiletramentos, que contempla as diferentes formas de linguagem na produção de sentidos, que diante das sociedades contemporâneas e com os diversos recursos tecnológicos ao nosso dispor, a abordagem somente a linguagem escrita ou falada torna-se limitada no ensino de Língua Portuguesa.  Com a perspectiva do Multiletramentos, o termo já existente de Letramento precisou ser ampliado, passando a se pluralizar. Assim, novas modalidades de práticas de leitura e escrita precisaram ser estimuladas, em razão da nova inserção tecnológica, em que o foco visual também passa a ocupar espaço (SILVINO, 2014). Justamente dentro desse escopo que se delineiam as discussões em torno do letramento visual. Cada vez mais estamos rodeados de imagens e a escola deve ser um dos espaços que crie condições para que os alunos compreendam todos os aspectos disponíveis nas imagens, sobretudo, ao relacionar as diferentes formas de linguagem. Então, uma ênfas...

MULTILETRAMENTOS NA PESQUISA: AUTORIA E SUBJETIVAÇÃO NAS REDAÇÕES DO ENEM

             O conceito de Letramento surgiu atrelado a ideia de alfabetização, tendo surgido a partir do que Street (1984) denominara de “Literacy”. Partindo dele, outros autores debruçaram-se sobre o tema, como Mary Kato (1986), Ângela Kleiman (1995), Rojo (2009) e Soares (1998), que ampliaram o conhecimento existente a este respeito. Assim, o nome Letramento passou por reformulações para abarcar ao que se propunha, chegando a ser Letramentos e posteriormente Multiletramentos (informação verbal).  Então, diferentes nomenclaturas foram surgindo à medida que se ampliava o conhecimento a respeito dos diferentes tipos de Letramentos, os quais entendemos como conhecimentos mobilizados para se atingir uma determinada finalidade. Paralelo aos Letramentos surgiu os Multiletramentos, que engloba as discussões em torno das pedagogias do letramento. Este será mais amplo que o conceito de Letramentos, uma vez que se refere à multiplicidade de práticas let...