ANÁLISE VISUAL DA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA NESCAU

      As campanhas, seja para promoção de um produto ou conscientização a respeito de um determinado assunto, se enquadram dentro da categoria de textos visuais, que, segundo Lim-Fei e Tan (2017), são discursos construídos pela combinação de imagens, sons e linguagem escrita/oral. Nessa perspectiva, analisar todos os elementos semióticos dispostos no vídeo se faz necessária para identificação do propósito da campanha, assim como corrobora os autores, em que não podemos partir da análise de apenas um recurso semiótico, uma vez que a significação depreendida do texto visual não é resultado de apenas um dos recursos. 

A abordagem sistêmica proposta por Lim-Fei e Tan (2017) é apoiada na teoria sistêmica-funcional, desenvolvida por Halliday (1985), que enfatiza as características dos textos visuais, bem como as estratégias usadas para envolver os espectadores. Essa abordagem se caracteriza por haver três níveis de análise do texto visual, a saber: nível 1 – encontro; nível 2 – compreensão, a mensagem; e, nível 3 – raciocínio crítico. Dessa forma, respectivamente, os três níveis buscam visualizar o envolvimento dos espectadores com o texto, o entendimento acerca dele e o raciocínio critico subjacente a ele. 

Na análise proposta e desenvolvida a seguir, observaremos a perspectiva da mensagem, nível 2, sob ótica de Lim-Fei e Tan (2017), que pode ser analisada sob o viés de quatro metafunções: o propósito, que pode ser educacional, entretenimento e econômico; apelativa, que é baseada nos estudos aristotélicos do Ethos (poder), Logos (razão) e Pathos (emoção); representacional, na qual a mensagem pode ser inferida como literal ou inferencial; e contextual, que busca estabelecer a produção e a recepção do texto visual. 

Com base nas concepções definidas pelos autores, analisaremos um vídeo de uma campanha de conscientização promovida pela Nescau, apresentando o movimento “Joga Junto”, em 2021, visando substituir os canudos de plásticos por canudos de papel.

A respeito do propósito desta campanha, caracterizamo-la como educacional, já que o foco principal é conscientizar o público a respeito de um problema social, a saber, o uso de canudos de plásticos, que demoram para se decompor na natureza, sendo prejudicial a esta, bem como aos animais marinhos. Além de educacional, identificamos o propósito econômico, uma vez que à medida que promove a conscientização sobre o uso de canudos, promove também as bebidas Nescau.

A metafunção apelativa caracteriza pela persuasão aristotélica, fazendo uso do Ethos, do Logos e Pathos. O recurso persuasivo do Ethos, a razão e “uso criterioso de fatos, estatísticas, comparações profissionais e observações” (LIM-FEI; TAN, 2017), pode ser vista através da parte linguística, disposta no vídeo, “20 anos da vida de um canudo plástico”, aliada aos recursos visuais. Isso mostra razão no uso dos fatos, que denotam comprovações cientificas sobre o tempo de degradação dos canudos plásticos. Ainda, identificamos o uso da emoção, Pathos, com a presença da criança, no início da campanha, bem como a música escolhida para reprodução durante o vídeo. Isso desperta sensibilidade nos espectadores e evidencia o uso da moção como recurso persuasivo.

A respeito da metafunção representacional visando identificar o literal, o sentido exatamente como está indicado, e inferencial, as deduções e observações do contexto para obtenção de um sentido, identificamos, na campanha, apenas o inferencial, já que o propósito que a campanha visa atingir é por meio da indução, ou seja, a relação da criança (Teodoro) com a escola, esporte, família até a vida adulta é evidenciada. Em contrapartida, a tela é dividida com a vida inalterável de um canudo de plástico descartado no mar no mesmo período de tempo, nos fazendo inferir que a relação entre os dois recursos semióticos, a sequência de imagens e o vídeo, é para que os espectadores percebam a quantidade de tempo que um canudo leva até se decompor. 

No que diz respeito a produção e recepção, a campanha é fruto de um movimento “Joga junto” de conscientização promovida pela Nescau, desde 2019, que visa a substituição de canudos plásticos por canudos biodegradáveis. Este movimento consiste numa série de filmes, produzidos pela agencia Ogilvy Brasil. O filme integrante da campanha publicitária em análise foi produzido ano de 2021 e essa produção visa atingir que os consumidores também adotem medidas a favor do meio ambiente e, em razão disso, percebemos uma recepção positiva dos espectadores, por meio da quantidade de likes e comentários publicados no Youtube. 


Referência

LIM-FEI, V.; TAN, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O LETRAMENTO VISUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 6° ANO, DA COLEÇÃO ACERTA BRASIL

A ARGUMENTAÇÃO NA PUBLICIDADE

PROPAGANDA PUBLICITÁRIA: UMA ANÁLISE DA METAFUNÇÃO INTERATIVA